Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Campus: Porto Alegre
No ensino de ciências da educação básica, as atividades experimentais constituem uma importante
ferramenta para a aprendizagem. Entretanto, o elevado custo de alguns experimentos impede que estas
sejam desenvolvidas, principalmente na rede pública de educação, onde os recursos são mais escassos.
No curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, desenvolve-se
uma atividade, onde os alunos objetivam construir uma luneta com materiais de baixo custo; determinar o aumento da luneta construída; verificar quais observações do céu noturno podem ser
exploradas com o uso da luneta. A construção da luneta foi orientada por referências voltadas para o
ensino de física, que indicaram o uso de materiais de baixo custo, como canos de PVC, garrafa PET,
lente convergente de óculos com baixa vergência e monóculo de fotografia. Os processos de
construção e de ajuste da luneta consistiram principalmente de cortes, colagens e pinturas. Com a
construção da luneta, a turma de alunos do 2o. semestre de 2011 concluiu que através da
comparação entre o custo da luneta construída com o de uma similar comercializada regularmente, a
construída tem um custo muito menor; com as distâncias focais das lentes e a utilização da equação
que calcula o aumento de um telescópio refrator, pode ser determinado o aumento da luneta; apontando a luneta para o céu à noite, as crateras e o relevo da Lua e o planeta Júpiter, além de outros
astros, podem ser melhor observados do que a olho nu.
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